Mestrado em Portugal ou no Brasil?

Mestrado em Portugal é diferente
Ilustração de Cleber Campos

Não, mestrado não é tudo a mesma coisa. Se você leu o meu post sobre o que é mestrado deve ter visto que no Brasil existem duas categorias: o acadêmico e o profissional. Se não leu, corre lá e depois continua a leitura aqui.

E, além das diferenças que mostrei no outro post, fazendo o meu mestrado em Portugal eu descobri que existem ainda outras diferenças entre lá e cá que precisam ser levadas em consideração. Por mais que eu tenha estudado e me preparado, antes de sair do Brasil, isso acabou passando desapercebido e vou te contar agora tudo o que eu descobri.

Quanto custa fazer um Mestrado em Portugal?

Mesmo nas universidades públicas o curso é pago, e você vai investir de 2.000 a 7.000 euros por ano, a depender do curso e da instituição escolhida.

Se você é brasileiro sem cidadania europeia você fatalmente pagará uma propina (anuidade) mais alta que os nacionais europeus.

Porém, em algumas universidades você poderá se candidatar como aluno CPLP (que pertence à Comunidade de Países de Língua Portuguesa). Você ainda pagará uma propina mais alta que os nacionais europeus, mas terá um desconto sobre a propina dos alunos internacionais. Como eu disse, essa bondade não existe em todas as universidades. Algumas vão considerar um preço diferenciado para alunos  CPLP e em outras qualquer um que não seja cidadão europeu será enquadrado como estudante internacional. 

Bolsas de Mestrado? Sim, elas existem…
Eu não conheço ninguém que esteja estudando aqui na cidade Porto e que tenha conseguido uma bolsa de estudos. Para dizer a verdade, eu soube que existem bolsas de estudos de mestrado depois que cheguei aqui. Ou seja, elas existem, mas são bem limitadas e difíceis de conseguir.

Veja esse post bem completo sobre Bolsas de Estudo em Portugal.

Diferenças entre fazer um Mestrado em Portugal e no Brasil

O mestrado em Portugal funciona de forma diferente do que temos no Brasil. Se você decidiu fazer seu mestrado em Portugal, é importante saber que o curso é voltado ao mercado de trabalho e não à carreira acadêmica, como é comum no Brasil.

Confesso que me mudei para cá sem essa informação e fiquei um pouco desanimada ao me ver fazendo trabalhos em grupo e provas ao invés de pesquisas e artigos científicos. Por um tempo me senti de volta ao velho MBA.

Só agora que estou em Portugal entendi que o mestrado para os portugueses é uma extensão da graduação visando melhores oportunidades de trabalho. Por isso no final do curso é possível escolher entre a defesa da dissertação ou um estágio com apresentação de relatório.

Falas português? Yes, I do!

O idioma falado em Portugal tem algumas particularidades. Veja alguns termos aplicados à vida universitária e que são bem diferentes do que usamos no Brasil:

  • Cadeiras: são as nossas disciplinas
  • Propina: é o valor da anuidade do curso. Aqui em Portugal propina não é algo ilícito como no Brasil
  • Recurso: é a nossa DP ou ficar de recuperação. As notas das universidades portuguesas vão de 0 a 20 e não de 0 a 10 ou 100. Se você não tiver uma média de ao menos 10, que equivale a 50% de média, terá que fazer o recurso, que não é de graça.

Validar é preciso

Você vai precisar validar seu diploma para ter seu grau de mestre reconhecido no Brasil.

Como eu disse mais acima, em Portugal é possível escolher entre a dissertação ou um estágio. O ponto de atenção é que pode ser complicado validar seu grau de mestre no Brasil caso você opte pelo estágio.

Portanto, para nós brasileiros, a opção mais viável é escolher o caminho acadêmico tradicional, ou seja, o caminho da pesquisa, e fazer a defesa da dissertação ao final do curso.

Clique aqui para saber mais sobre validação de diploma de metrado em Portugal no Brasil.

Enfim, como fazer um Mestrado em Portugal?

As universidades portuguesas estão cada vez mais receptivas a estudantes estrangeiros, principalmente brasileiros. Existem diversas opções de universidades públicas ou privadas e cabe a você pesquisar e escolher a mais adequada à sua área de interesse.

Pela minha experiência posso dizer que não é nada complicado garantir uma vaga para fazer um Mestrado em Portugal. Mas, a verdadeira saga começa após a aprovação no curso de mestrado escolhido. A partir daí é preciso correr atrás do visto de estudante, fazer um bom planejamento financeiro, planejar sua mudança, encontrar um lugar para morar em Portugal e por aí vai.

E depois da mudança para Portugal será preciso obter os documentos de residência, para que você possa estudar e trabalhar legalmente no país.

O que posso te garantir é que para mim tem sido uma experiência transformadora fazer um mestrado em Portugal. Não só pela qualidade do curso em si, mas pelo aprendizado que é morar em outro país.

No meu e-book eu conto passo a passo como foi o planejamento da minha mudança para fazer um mestrado em Portugal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ebook Mestrado em Portugal

CONHEÇA O MEU E-BOOK