O que é Mestrado

Mestrado o que é
Foto de Emily Ranquist

Mestrado: o que é e para que serve

Mestrado é um curso de pós-graduação da modalidade stricto sensu, com o objetivo é formar um profissional no tema estudado, concedendo-lhe o  título de mestre.

Para ficar mais claro, no Brasil existem duas categorias de pós-graduação:

1) lato sensu:
São cursos de especialização e MBA, que visam a ampliação dos conhecimentos adquiridos durante a graduação.

2) stricto sensu:
São os cursos de mestrado e doutorado, que tem forte conexão ao meio acadêmico. Nesta categoria se desenvolvem pesquisas relacionadas estritamente à área de conhecimentos específicos. Normalmente os cursos de mestrado tem a duração de dois anos.

Tipos de Mestrado

Mestrado tradicional ou acadêmico:
A princípio voltado a profissionais que buscam crescer no meio acadêmico como professores ou pesquisadores. É um curso que aprofunda os conhecimentos da graduação. 

Mestrado profissional:
Forma profissionais que podem se dedicar à docência ou à carreira em empresas públicas ou privadas. Mantém a metodologia de pesquisa e avaliação do mestrado acadêmico, e inclui conceitos que podem ser aplicados no mercado. de trabalho. 

Segundo artigo da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), o mestrado acadêmico prepara um pesquisador que deve seguir sua trajetória rumo ao doutorado, enquanto o mestrado profissional forma um pós-graduado na pesquisa, apto a incluir essas metodologias em seu trabalho ou nos interesses da sua profissão.

Requisitos para fazer um Mestrado

O essencial é que você, futuro mestrando, goste de estudar pois terá que desenvolver um modelo mental de pesquisador. E o pesquisador estuda diariamente, desenvolve seu projeto de graduação sozinho, deve frequentar as aulas, palestras, congressos, conferências e outros eventos relacionados.

Os processos seletivos costumam ser anuais, e o aluno deve se atentar às exigências dos editais das instituições, sendo que estes processos variam de acordo com cada instituição. 

A principal exigência, comum a todas as instituições, é a conclusão de um curso de graduação.

Os demais requisitos, em linha gerais, costumam ser:

  • Análise de currículo
  • Entrevista com uma banca de docentes
  • Provas de conhecimentos específicos
  • Teste de proficiência de um idioma estrangeiro, normalmente inglês
  • Apresentação de pré-projeto da pesquisa que será desenvolvida durante o mestrado

Como funciona o Mestrado

Quem faz um mestrado deve cursar as disciplinas do programa e desenvolver uma dissertação sobre a pesquisa que vai fundamentar o seu título de mestre. O aluno deve ainda ter um professor-orientador para o suporte ao trabalho de desenvolvimento da pesquisa.

Durante o curso, o aluno deverá desenvolver uma tese de mestrado, que se trata de um trabalho acadêmico de natureza científica. A tese de mestrado é algo mais elaborado que a monografia que costuma ser apresentada no final dos cursos de graduação.

Para desenvolver a tese de mestrado, o aluno deve aplicar métodos científicos e experimentais, conduzindo um pesquisa empírica do tema que escolheu estudar e investigar.

No final do curso, o aluno apresentará sua tese ou projeto a uma banca examinadora, composta por possuidores de títulos de Doutor ou de Notório Saber.

Bolsas para Mestrado

Depois de aprovado no processo seletivo, o aluno pode obter uma bolsa de pesquisa por meio das agências de fomento.

Agências federais: 

Agências estaduais:

Você também pode acessar a plataforma do Quero Bolsa e dar uma olhada no site da ANPG.

1 comentário em “O que é Mestrado”

  1. Pingback: Mestrado em Portugal ou no Brasil? - Mestrado em Portugal

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ebook Mestrado em Portugal

CONHEÇA O MEU E-BOOK